LAURA_AkiÓ->Viaduto do Minhocão, São Paulo, Brazil, 2016

click to watch the video

LAURA_AkiÓ-> Rua Helvétia, (cracolândia) São Paulo, Brasil, 2017

LAURA_AkiÓ-> ”Ex_tensão”. Casa Mova. Rio de Janeiro, Brasil, 2017

LAURA_AkiÓ->Luta antimanicomial, São Paulo, Brazil, 2017

LAURA_AkiÓ-> Satyros, Em conserva, São Paulo, Brazil, 2016

LAURA_AkiÓ->Roosevelt Park, São Paulo, Brazil, 2016

LAURA_AkiÓ->Land 25, São Paulo, Brazil, 2016

LAURA_AkiÓ ->Foodi Trucke-> pipoca

2016-2017

Performance

___________________________________________

LAURA_ AkiÓ->Foodi trucke->pipoca, é uma performance que  nasce como meio de questionamento das  estruturas sociais vigentes, tendo como tema principal a crise política e econômica atual. Assumindo uma didática própria, a figura,  abusa do humor, do lúdico, do non-sense,   para evidenciar  nosso estado de vida catatônico, que  segundo a obra do poeta e dramartugo francês, Antonin Artaud, são  causas de uma doença social disseminada por uma lógica racional que não aceita  diferentes maneiras de existir.

Buscando dar luz a um novo SEM_TIDO de vida, onde  matérias, conceitos, metodologias, meios, técnicas e termos se fundem,  LAURA_ AkiÓ-> aponta para o  esquartejamento da cultura,  e consequentemente do próprio ser humano.

Em sua performance, LAURA_ AkiÓ->Foodi trucke->pipoca, a figura empurra um carrinho de supermercado, seu “Foodi Truke”.

Transitando entre os espaços públicos e privados,  com um mini botijão de gás e um fogão destinado ao uso em acampamento, a figura produz pipoca. Graças ao seu “Foodi Truke”, LAURA_ AkiÓ-> , expõem seus questionamentos, políticos, existências e sociais a partir de um texto, que conduz a produção da pipoca.

Criando uma analogia  de seu pequeno fogão com o atanor(forno utilizado nos laboratórios alquímicos na busca de transformar a matéria, cobre, prata, chumbo, em ouro) a figura se apropria do aspecto simbólico da transformação  atribuído a pipoca pela religião Umbandista, para construir uma metáfora,entre a transformação do grão de milho em pipoca, com nosso  processo de individuação, conceito enunciado por Carl Jung.

LAURA_ AkiÓ->Foodi trucke->pipoca, teve várias apresentações em diferentes cidades e espaços no Brasil.

Apesar da performance ter acontecido em espaços públicos e privados, para a artista a rua é o melhor cenário para sua apresentação. A rua ao contrario dos espaços privados destinados para a promoção artística, traz a arte para um diferente  público. Criando espaço para um diálogo cívico, a performance acaba assumindo um papel de arte socialmente engajada.